Dicas para viajar com crianças

Dicas para viajar com crianças

Por terra ou ar, escolha um destino turístico que ofereça opções de acordo a faixa etária das crianças. Alguns cuidados garantem que a viagem seja agradável para toda a família

Viajar com os filhos exige alguns cuidados extras. Planejar bem o passeio é fundamental para tornar a experiência de turismo em família boa tanto para as crianças quanto para os adultos. Alguns destinos têm muitas opções para crianças, outros nem tanto. Se o destino mescla passeio e recreação, a receita das férias tem tudo para dar certo, seja num hotel fazenda, cidade grande, praia ou parque temático.

Feita a escolha do destino, da hospedagem e do meio de transporte, envolva os pequenos nos preparativos com mapas e imagens do lugar. A documentação em dia? Então, faça as malas e boa viagem!

Malas
Faça malas pequenas e práticas. Prepare-se para combinar roupa e repetir itens. Além de roupas apropriadas para o clima, não esqueça de itens básicos como carrinho, cadeira para o carro, itens de higiene e brinquedos.

Documentação
Em voos domésticos e viagens interestaduais – carro ou ônibus – é necessário a certidão de nascimento ou um documento válido com foto que comprove a filiação, observando as normas da empresa contratada, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Vara da Infância e da Juventude do local de embarque.

Passagem
Se a criança ocupar um assento, é cobrada a passagem inteira. Algumas companhias dão desconto para crianças com menos de 12 anos e não cobram de crianças transportadas no colo.

Horário de viagem
Priorize viagens aéreas em horários que não interfiram na rotina da criança, de preferência à noite e sem escala. Reserve os primeiros assentos, que tem mais espaço.

Trajeto
Ande sempre com livros, jogos ou brinquedos. Em alguns momentos da viagem eles serão muito úteis para distrair os pequenos.

Saúde
No caso de enjoo nas viagens de carro ou ônibus de turismo, faça paradas e abra os vidros para a entrada de ar. Só utilize a medicação indicada pelo pediatra, inclusive no avião.

Cadeirinha
Mantenha a criança sempre sentada, no colo ou na cadeirinha apropriada para a idade. Use o cinto de segurança e não deixe a criança engatinhar com o veículo em movimento.

No destino
Confira se o hotel tem berço ou cama extra. A hora da refeição deve ser um programa legal. Verifique se o restaurante tem cardápio para crianças. Procure manter uma rotina com atividades diárias e cuidado com janelas e varandas. Não deixe as crianças sozinhas na piscina, rio o mar. Coloque uma etiqueta no braço da criança com seu nome e telefone.

Por Geraldo Gurgel – Agência de Notícias do Turismo