Jerusalém – Uma das mais místicas e misteriosas do mundo, esta cidade é considerada sagrada por muçulmanos, judeus e cristãos.

Jerusalém

Jerusalém: uma volta pela Terra Santa

Capital de Israel, a terra sagrada de Jerusalém é um verdadeiro mergulho na história da humanidade. O destino que atrai milhares de fiéis do mundo inteiro é uma das cidades mais antigas do planeta, oferecendo a seus visitantes milênios de história visíveis em sua arquitetura. É nela que pode-se percorrer os mesmos passos de Jesus no dia de sua crucificação e é o cenário no qual grande parte dos acontecimentos narrados pela Bíblia se passaram.

Coberta por monumentos históricos cuidadosamente bem preservados, é moderna e antiga ao mesmo tempo, não perdendo suas características históricas e não ficando parada no tempo. Entre os principais pontos turísticos da cidade estão o Monte Scopus, o Jardim de Getsêmani e a Basílica da Agonia. Outro ponto importante que fica localizado neste destino é o mundialmente famoso Muro das Lamentações, única estrutura restante do Grande Templo, sagrado para os judeus, que dividem o espaço com turistas de outras religiões para rezas.

Durante o percurso, o dourado da Cúpula da Rocha se sobressai na paisagem. Este endereço, segundo a tradição islâmica, é o local em que o profeta Maomé subiu aos céus para receber instruções de Deus.

UMA ROTA SAGRADA

Jerusalém – Israel

Muro das Lamentações e Cúpula da Rocha ao fundo – Jerusalém – Israel | Crédito: Shutterstock

Para todos que se interessam pela história cristã, uma rota indispensável é a Via Sacra, percurso feito por Jesus Cristo desde sua condenação até seu sepulcro. O passeio percorre as 14 estações da Via Dolorosa, caminho que se acredita ter sido feito por Jesus quando carregou a cruz. A igreja do Santo Sepulcro, na qual Jesus teria sido crucificado, enterrado e ressuscitado, possui uma complexidade de marcos religiosos dentro do local.

VEJA TAMBÉM: Egito e Israel – Grupo Exo Travel

Vale conhecer os souks, tradicionais mercados da cultura árabe no qual se compra e vende de tudo. Na capital israelense, as tendas ofertam tecidos, objetos sagrados e de decoração, roupas e alimentos da gastronomia local como, por exemplo, o kebab, um prato feito com carne bovina ou de cordeiro marinada e servida em forma de espetos acompanhados por legumes.

UMA VOLTA PELA CIDADE NOVA

Jerusalém – Israel

Jerusalém – Israel | Crédito: Shutterstock

Também marcada fortemente pela história local, é aqui que está uma das grandes atrações para os grandes fiéis, o Monte das Oliveiras, que além de ter uma vista excepcional de toda a Jerusalém, também é sagrado para os judeus e cristãos. Em sua caminhada pela região, vale fazer uma parada no Museu do Holocausto, Museu de Israel, Museu do Livro, a Igreja de Todas as Nações, a Tumba da Virgem Maria e o Jardim de Getsêmani.

A cidade ainda inclui programação de cinema, arte e concertos e abriga outros vários museus, bibliotecas, mercados públicos e grandes centros de convenções.

Créditos, artigo original: www.segueviagem.com.br