Horário de Verão

Horário de Verão “prolonga” um pouco mais o final da tarde.

Blog Segue Viagem

Anualmente, no terceiro domingo de outubro, relógios são adiantados uma hora em alguns pontos do país, pois entra em vigor o horário de verão. Neste período os dias ficam relativamente mais longos e trazem novas possibilidades para quem gosta de explorar as cidades e suas atrações. Bora descobrir como aproveitar essa horinha extra de claridade?

No Brasil, apenas as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul adotam esse sistema. Nesta parte do país, os parques costumam alterar o horário de funcionamento, proporcionado mais uma hora para as crianças correrem livremente, para relaxar à sombra de uma árvore, curtir uma corrida, andar de bicicleta e passear com os cachorrinhos.

Os parques Villa-Lobos e Ibirapuera, na capital paulista, costumam estender o horário de funcionamento. O mesmo vale para o Parque das Mangabeiras e o Parque Ecológico da Pampulha, ambos em Belo Horizonte. Em Florianópolis, os manezinhos têm a opção de desfrutar o Parque de Coqueiros. Na Cidade Maravilhosa dá para aproveitar a gostosa área verde do Jardim Botânico e do Parque da Lage, atrações vizinhas. Em Curitiba existem muitas opções de parques. Entre eles o Barigui e o São Lourenço são ótimas pedidas para curtir o final da tarde no horário de verão.

Nessa época, os praieiros têm um tempinho a mais de luz para curtir atividades na areia, como futevôlei e beach tennis, pegar uma onda ou simplesmente se refrescar no mar. Aproveite os finais de semana e feriados para conhecer aquela praia que está em sua lista de desejo.

Ubatuba, último município paulista antes de chegar ao Rio de Janeiro, oferece praia para todos os perfis: Félix, Itamambuco e Vermelha são procuradas pelas ondas. Famílias acompanhadas de crianças costumam optar pela Enseada por conta da infraestrutura de bares e restaurantes e pelo mar mais calmo. O pôr do sol cinematográfico do Arpoador é atração obrigatória na capital carioca. Em Balneário Camboriú, Santa Catarina, vale fazer o passeio do Parque Unipraias, no qual moradores e turistas apreciam a vista do bondinho, o verde da Mata Atlântica e a bela praia de Laranjeiras. Guarapari tem mais de 50 opções de praias, dentre as quais Três Praias merece destaque pelo cenário paradisíaco.

O horário de verão ainda serve como uma desculpa a mais para curtir a happy hour às sextas-feiras e aquele barzinho com clima gostoso e mesas na calçada aos finais de semana. Tomar um sorvete na praça no final do dia é uma ótima ideia também. Quem sabe estudar ao ar livre? Fazer aula de inglês no parque? As possibilidades são infinitas, basta deixar a criatividade fluir e desfrutar o dia à sua maneira.

Você sabia?

– A ideia de horário de verão se popularizou depois que a Alemanha, durante a Primeira Guerra, adotou o sistema para economizar recursos.

– O horário de verão começou a ser utilizado no Brasil em 1931, mas só em 2008 passou a ser fixo, usado todos os anos.

– As regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão porque não existe grande variação na duração do dia entre inverno e verão nesta parte do país. Isto acontece porque elas estão mais próximas da linha do Equador e, portanto, sofrem incidência direta dos raios de luz durante o ano inteiro.